Sobre empregos

Vou resumir parte de minha vida profissional. Ao terminar o segundo grau técnico de processamento de dados, comecei a amar o mundo da informática, e comecei trabalhando como auxiliar de produção em uma fábrica. Queria seguir o que a mãe orientou, trabalhe com algo que dê dinheiro, e com esse dinheiro siga seus sonhos. Como era uma coisa com a qual eu não me saía bem, acabaram me mandando embora. 
Depois, fiz o óbvio, fui trabalhar com informática. Dei aulas de graça em uma escolinha comunitária de informática de um vereador (depois descobri que era compra de votos, mas isso é outro assunto, rs. Ele foi denunciado e punido por isso, pra matar a curiosidade de vocês, rs), pois queria aprender, não ligava para salário na época, pois vivia na casa de meus pais. 
Depois de 6 meses, fiz um curso profissionalizante de instrutor de informática, e comecei a fazer outro curso técnico, de informática industrial. E com o que eu sabia, fui trabalhar na CNI escolas de informática. Lá eu comecei a colocar em prática a manutenção de computadores, dei aula disso e de informática básica e avançada, e comecei a dar aulas de programação. Foi quando falei para mim mesmo, É ISSO QUE QUERO MESMO. E passei no vestibular da PUC Minas para sistemas de informação.
Com o tempo, exigiram prática com desenvolvimento de programas de computador, e surgiu a oportunidade na Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais, para trabalhar com Delphi. Mas tinha um problema. Assinaram minha carteira como Auxiliar de Serviços Gerais, como uma clara tentativa de burlar a exigência de salário da categoria. Mas não me importei com isso, queria aprender.
Até que a PUC exigiu um estágio na área. Mas a carteira deveria ser assinada como alguma área afim, e não era o meu caso. Tive que sair da Secretaria. Aí, fui acometido por um problema de saúde, e meu pai teve que me ajudar a terminar o curso. E por causa do estado em que fiquei, acabou que tive que ficar parado por 7 anos, durante os quais, exercitei em casa programação em Java e aprimorei alguns conhecimentos.
Quando me senti seguro, parti procurando um emprego de Analista de Sistemas, e encontrei aqui na Axxiom, que pedia exatamente conhecimento com Java. Eu aprendi o básico de Spring Frammework, Jira, Mantis, SVN, Git, e hoje consigo administrar bem essas ferramentas e desenvolver soluções que envolvam isso. E de quebra, aprimorei meu conhecimento de SCRUM e KAMBAN.

Lições que podemos tirar disso.
  • Desde cedo, deve-se ter um foco. Falei que ia trabalhar com informática e estou aqui.
  • Meus pais foram essenciais para que isso fosse possível. Foram eles que me deram a base para que eu fosse até onde queria, e especialmente meu pai que segurou a faculdade quando eu não tinha condições de fazer algo para mantê-la, além de me aguentar em casa até os 33 anos, quando me recuperei a ponto de trabalhar.
  • E o foco continua, pois fiz uma pós graduação de Arquitetura de Sistemas Distribuídos, e pretendo depois que nascer minha filhinha, e cuidar dela e de minha esposa até ela ir para a creche, estudarmos eu e minha esposa, eu fazendo um mestrado na área e ela uma faculdade.
  • Devemos perseguir os nossos sonhos, custe o que custar, sem pisar nos outros.
  • Vá, corra atrás. É difícil, mas com o apoio certo, você vai longe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bitbucket Pipeline CI/CD usando Git FTP

Desenvolvo sua página de negócio

Introdução ao PHP orientado a objeto