Introdução ao ActiveMQ

Vamos iniciar com uma breve explicação do porque usar filas de mensagens (Message Queues ou MQ).
Existem linguagens diferentes com tecnologias diferentes e propósitos diferentes. E ainda, as aplicações desenvolvidas podem ter performances diferentes.
Tomemos esse sistema SIMPLIFICADO de um banco (é muito mais complexo, levando em conta que se trata de dinheiro e precisa ter uma confiabilidade alta).


Temos aqui uma aplicação Cobol em um maimframe rápido, mas com operações complexas e com contato com outros sistemas. O resultado do processamento pode demorar ou ser rápido, dependendo da operação.
Para fazer a comunicação dessas operações com uma aplicação WEB, há uma aplicação Java que filtra e repassa as requisições.
E por último uma aplicação Web simples que precisa ser rápida, pois os usuários vão usar é ela.
E a nuvenzinha do lado é a Web.
Supondo que eu, como usuário, peça para fazer uma transferência. Sabemos que isso muitas vezes depende do sistema de outros bancos para concluir, demorando um dia todo eventualmente. Se nesse esquema como está, peço para fazer uma transferência, o sistema Web pede para o sistema Java que pede para o sistema Cobol. O Cobol vai fazer a transação, e o sistema vai esperar o Cobol fazer a transferência e vai demorar, fazendo o Java esperar que vai fazer o sistema Web esperar. E o usuário entende isso como O SISTEMA TRAVOU. E isso para ele é inútil, pois ele não pode fazer mais nada enquanto isso.
Agora modificando um pouco o esquema, adicionando filas de mensagens nas comunicações:
Essas filas, enfileiram mensagens, e deixam os sistemas trabalharem enquanto esperam para receber as mensagens fornecidas pelos sistemas
É aí que entra o ActiveMQ. Você pode conseguir ele gratuitamente aqui: ActiveMQ. Tem a distribuição para Windows e sistemas Unix (incluindo linux). Vou abordar a versão Linux.
Tudo o que precisa fazer é após o download, descompactar a aplicação, que virá em um arquivo tar.gz.
  • bash$ tar -xzvf apache-activemq-5.9.1-bin.tar.gz
Na pasta criada, haverá o programa que vai iniciar o servidor de filas de mensagens. Para rodar ele, faça:
  • bash$ cd apache-activemq/
  • bash$ ./activemq console &
Agora, para abrir a página de administração do ActiveMQ, abra o navegador e digite http://localhost:8161


 Isso é só uma introdução. Postarei mais tutoriais sobre ele, em breve. Acompanhem aqui.
PS: se está ávido por conhecer ainda mais, recomendo procurar tutoriais em inglês (a documentação está toda nessa língua). Vamos googlar...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bitbucket Pipeline CI/CD usando Git FTP

Desenvolvo sua página de negócio

Introdução ao PHP orientado a objeto